Polícia

Companheiros ou ex-companheiros são os principais autores de crimes contra a mulher

Foto: Divulgação

Das 72 mulheres mortas por questões de gênero no Rio Grande do Sul no ano passado, 61 foram assassinadas pelos companheiros ou ex-companheiros. Isso representa 84,7% do total dos feminicídios de 2024.

Os dados são do Mapa dos Feminicídios, divulgado pela Polícia Civil nessa terça-feira (21) e mostram que a maioria das mulheres foi assassinada dentro da própria casa ou na do agressor, somando 72% das ocorrências em 2024. Ou seja, o lar foi considerado o local mais perigoso para mulheres no ano passado. 

O mapa busca traçar o perfil das vítimas e dos autores, além de tentar identificar características dos crimes para a criação de políticas públicas de prevenção, explica a diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam) da Polícia Civil, delegada Cristiane Ramos, que comanda a elaboração do mapa.

O levantamento é feito anualmente com dados do Observatório de violência doméstica da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP-RS). 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Justiça

Na decisão, Moraes diz que reunião programada poderia causar tumulto

Polícia

Na madrugada desta quinta-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem de nacionalidade uruguaia transportando 10 mil maços de cigarros contrabandeados. A ação...

Polícia

Na última terça-feira, (4), a Brigada Militar, por meio da equipe da ROCAM, foi acionada pelo COPOM para atender uma ocorrência envolvendo um possível...

Polícia

Segundo a polícia civil, 81 pessoas foram presas e 42 fuzis foram apreendidos na ação