Santiago aderiu ao novo ciclo da Lei Aldir Blanc que contempla o período de 2026 até 2029. Conforme o secretário de Turismo e Cultura, Marcio Brasil, para dois editais que contemplaram onze projetos culturais, os quais receberão R$ 10 mil para executar seus projetos que foram classificados e divulgados pela prefeitura.
O dinheiro será depositado e com isso o município terá atingido mais de 60% do previsto, o que lhe candidatou a adesão do novo ciclo da Lei Aldir Blanc. No período de 2026 a 2029, Santiago receberá R$ 1 milhão 442 mil para aplicação em projetos através dos coletivos culturais.
Márcio informou ainda os nomes dos eleitos para compor o Conselho Municipal de Cultura. Na área da Cultura Popular e Folclore foi eleita como titular Darlene Medeiros; Áudio Visual Rosangela Montangner; Livro e Leitura – Ronaldo Gomes; Artes Visuais – Rodrigo Kenerim; Artesanato – Ayda Strazzabosco; Música – Jaerson Martins; Dança – Gilmar Cateano Rocha, Teatro Pablo Damian e Tradição Marliza Santos Dapieve.
