O Projeto de Lei 046, aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito em exercício, Marcelo Gorski de Matos – Declara patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Santiago, a Fanfarra da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. O projeto é de autoria do vereador progressista, Márcio Brasil que levou em consideração a relevância cultural da Fanfarra, não só para o município de Santiago, mas para toda a região.
A história da Fanfarra funde-se com a chegada do Exército Brasileiro no sul do país, por volta de 1906. Para fortalecimento das fronteiras, chegou à Vila de Santiago do Boqueirão, o 19º Batalhão de Caçadores à Pé, instalando-se no bairro Riachuelo. Em seu efetivo constava-se uma banda de música, que nos festejos pátrios, desfilava pelas principais ruas.
Com mais de 100 anos de história, Fanfarra da 1º Brigada de Cavalaria Mecanizada conta hoje com 25 músicos e é regida pelo subtenente Ivan Santos da Silva. Além de canções militares, a fanfarra também traz um repertório variado de músicas nacionais que são executadas durante as tocatas promovidas pelo Exército, ou à convite de outras instituições.