A Estação do Conhecimento – antiga estação férrea será cenário para a gravação do documentário – Grandes Mestres de Santiago do cineasta gaúcho Henrique de Freitas Lima, nos dias 25, 26 e 27, local onde funciona a secretária de Turismo e Cultura de Santiago. O projeto vai abordar sobre a vida e obra do cartunista Neltair Rebes Abreu – Santiago; que nasceu em Santiago em 1950. Teve uma infância que se desenrolou em um período em que não era tão simples encontrar brinquedos disponíveis à vontade. No entanto, esse período moldou sua criatividade e habilidade de transformar momentos comuns em diversão, características que mais tarde desempenhariam um papel crucial em sua carreira artística.
É ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais. Recebeu cinco prêmios no Concurso Anual de Cartuns do jornal japonês Yomiuri Shimbun, um deles, em 1989, o cobiçado Grand Prix, o prêmio máximo de onze mil dólares. Ganhou dez vezes o prêmio ARI da Associação Rio-grandense de Imprensa para a melhor charge editorial. No Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi premiado cinco vezes, até ser escolhido “presidente de honra”, em 1991. Em 1988 a agência de notícias Sofia Press, da Bulgária, lhe concedeu o primeiro lugar no concurso pacifista Guerra à Guerra. Recebeu ainda alguns troféus em salões do Canadá, Alemanha e Turquia. Recebeu vários prêmios por charges publicadas no Extra Classe.
O documentário – Grandes Mestres de Santiago – terá como pano de fundo a Estação do Conhecimento na gravação de depoimentos e entrevista com o homenageado. Será uma oportunidade de divulgação do local que simboliza uma parte importante da história do desenvolvimento da cidade.
