A área de extensão da empresa Ansus que é responsável pelo recolhimento e transporte de resíduos em Santiago é de 15 cidades. O supervisor regional, Jaime Rebhein disse que o principal problema hoje, é a colocação errada de determinados lixos, o que não é o caso de Santiago que aproveita o que pode dos dejetos urbanos, citando o caso dos Pila Azul e Verde.
Grama, folhas e galhos, por exemplo são transformados em adubos, assim como outro resíduo considerado orgânico. Tudo que for reciclado contribui para diminuir recursos de operação no recolhimento e transporte.
Santiago descarta todo o lixo inservível no aterro sanitário de Santa Maria. Muitos aterros produzem gás para energia a partir de tudo aquilo que não pode ser reciclado. Mas antes de tudo os detritos passam pela central de triagem que fica no Rincão dos Viana, a carga é pesada e separada, tudo dentro de um controle absoluto de chegada e saída. A maioria dos produtos recicláveis são recolhidos pelas associações de recicladores e por catadores individuais.