Uma troca: a agitação urbana de uma Porto Alegre, pela paz e beleza de um lugar rodeado de flores e pássaros.
Um sonho realizado pelo casal Maria Aparecida e Vanti Vesz, que hoje respiram ar puro, mexem com a terra, árvores, flores, pássaros e pitaias. Sim pitaias, aquela fruta exótica que conquistou o Brasil, que é também conhecida como fruta do dragão (possui escamas na casca que lembram o animal).
A história é longa e o professor Vanti gosta de contar os detalhes acompanhado de Maria. Eles se orgulham das mais de 32 espécies da fruta hoje cultivadas na Chácara Maria Aparecida.
E não pensem vocês que é para comercialização, não, é para presentear os amigos e familiares. Logo que se chega na propriedade já se vê uma variedade infinita de flores, folhagens e árvores e em meio delas pitaias até em vasos. Lindas, coloridas, exuberantes, um orgulho do casal de aposentados.
A dedicação é imensa, cada flor – as chamadas ‘dama da noite’ – são polinizadas a noite por Vanti e Maria (sim, elas abrem somente a noite). Podas, proteção contra o frio, o calor, cada planta é como uma filha. E elas – que não são poucas – correspondem com frutos maravilhosos, doces e saborosos. A safra do ano passado passou das duas mil unidades.
Maria e Vanti amam comer a fruta in natura, assim como muita gente, porém ela pode ser transformada em caipirinha, licor, sorvete e mais uma gama de produtos que a criatividade deixar.
As pitaias dão espetáculo, perfumam a noite, enfeitam junto com azaleias, roseiras, três marias, camélias… a chácara Maria Aparecida. O resultado: magia, sabor, beleza e felicidade de Vanti e Maria.