Os participantes de eventos que utiliza equinos estão sendo incentivados a utilizar o aplicativo galope para emissão das Guias de Trânsito Animal, principalmente pela época de rodeios. Conforme Renata Antocheves Stakowski da Inspetoria Veterinária o galope é acessado via produtor online, bastando que o dono do cavalo que ainda não possua a senha, solicite junto à Inspetoria.
Na aba produtor online pode fazer o registro do animal, o exame de anemia infecciosa equina e a vacina da influenza equina. Posterior a isso, a documentação precisa ser validada, uma única vez, junto à inspetoria. O cadastramento é de forma rápida./Outra novidade é que o produtor poderá emitir a GTA de retorno dos animais, desde que a guia de trânsito tenha sido emitida via galope.
No entendimento da técnica, são mecanismos que têm facilitado, mas sem comprometer a rastreabilidade animal e a legislação sanitária prevista. Renata observa que existem muitas reclamações de filas no balcão em dias que antecedem eventos tradicionalistas, como desfile e rodeios. A equipe da Inspetoria Veterinária está preparada para orientar e dirimir eventuais dúvidas que os usuários possam ter ao acessar o galope. Sobre a declaração de rebanho, lembrou aos inadimplentes que as fichas estão bloqueadas desde o dia 02 de setembro.
