A Corsan implementou, na última semana, um novo sistema supervisório em Santiago, que visa ampliar a eficiência no monitoramento da rede de abastecimento. A iniciativa beneficia diretamente as 22.600 economias atendidas na cidade, garantindo maior agilidade na identificação de problemas e segurança na operação. O investimento foi de aproximadamente R$50 mil.
O equipamento funciona de forma semelhante ao Centro de Operações Integradas (COI), de Porto Alegre, com tecnologia que permite acompanhar em tempo real o funcionamento do sistema de abastecimento de água do município. A partir do sensoriamento remoto, o equipamento emite alarmes de atenção que possibilitam a adoção de medidas preventivas, evitando falhas ou interrupções no fornecimento.
Segundo o coordenador da microrregião, Alessandro Nascimento, o sistema representa um avanço para a operação da cidade. “O sistema traz mais agilidade na identificação de possíveis problemas e dá segurança e autonomia para a operação, garantindo estabilidade e qualidade no abastecimento de água para toda a comunidade de Santiago”, destacou.
