Na última quarta-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans, o governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, realizou a segunda edição do Troféu Visibilidade Trans, no Teatro Túlio Piva em Porto Alegre. Ao todo, 38 personalidades foram premiadas por ações na promoção de uma cultura de respeito à diversidade, no combate à transfobia e na visibilidade da pauta trans, em diversas cidades gaúchas.
A santiaguense Rubi Pasquali representou a cidade e recebeu o Troféu das mãos do Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Guazzelli Peruchin. Ele lembrou em seu discurso que, muitas vezes, essas pessoas não têm seus direitos garantidos e as oportunidades merecidas.
Por motivos de agenda, o Governador Eduardo Leite não pode estar presente, mas gravou um vídeo parabenizando as pessoas homenageadas: “O Rio Grande do Sul tem orgulho da sua diversidade. O nosso governo seguirá firme com o compromisso de garantir dignidade e oportunidades para todas as pessoas, independentes da sua identidade de gênero”, declarou.
Antes da cerimônia, Rubi acompanhada da santiaguense Lohana Valentini participou de um evento em alusão a data, na Defensoria Pública e Promoção dos Direitos Humanos, na Sede da DPE/RS.