Empresa

Colaboradores da regional oeste e integrantes da imprensa local visitam às instalações da Corsan na Região Metropolitana

Foto: Divulgação

Representantes da imprensa de Alegrete, Quaraí, Santiago, São Borja e Itaqui, colaboradores da Diretoria Regional Oeste e integrantes do Procon tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Corsan na região metropolitana no último sábado, 23. O grupo de 43 pessoas participou de mais uma edição do programa Portas Abertas, iniciativa elaborada pela Companhia para informar e aproximar a população dos processos executados pela empresa.

A programação incluiu visita guiada à sala da diretoria e ao Centro de Operações Integradas (COI), responsável pelo monitoramento em tempo real da operação nos 317 municípios atendidos pela Corsan. Também foram apresentados os hidrômetros e os processos de medição e aferição utilizados pela empresa.

Os visitantes acompanharam ainda a rotina do Departamento de Análises Laboratoriais (DEAL), onde puderam conhecer as etapas de monitoramento da água bruta e tratada. Somente em Alegrete, por exemplo, já foram realizadas mais de 5,7 mil dessas análises em 2025. Durante a visita, também foi exemplificado o risco de contaminação em poços rasos e a segurança oferecida pelo trabalho da Corsan, que opera com captação em maior profundidade e tratamento contínuo.

O grupo também esteve na Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Rio Branco, em Canoas, que possui capacidade de até 1.100 litros por segundo de água bruta bombeada para a estação. No local, conheceram os tanques de tratamento e os laboratórios microbiológico e físico-químico, que asseguram a qualidade da água distribuída à população da região.

Para a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, o programa cumpre um papel estratégico: “O Portas Abertas tem o poder de disseminar informação para os mais de 317 municípios atendidos. Assim, a população conhece de perto os investimentos e entende os benefícios diretos que eles trazem ao dia a dia. É uma forma de aproximar comunidade e Companhia”, reforçou.

José Luiz de Souza, radialista da Rádio Quaraí e participante da visita, destacou a relevância do contato direto com a empresa. “Através do Portas Abertas conhecemos os investimentos e o funcionamento da Companhia. Isso nos ajuda a levar informações claras aos nossos ouvintes da fronteira, que muitas vezes desconhecem esses processos”, afirmou.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Saúde

Chiados persistentes podem ser sinais de problemas auditivos, neurológicos ou emocionais

Tecnologia

É a TV 3.0 que será lançada nesta quarta-feira pelo governo

Justiça

É o que mostra pesquisa divulgada pelo Instituto Marielle Franco

Geral

A ação desenvolvida pelo Escritório Modelo teve como objetivo criar uma sala de catequese acolhedora, especialmente para crianças e jovens da comunidade

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile