A URI Câmpus de Santiago e Erechim foram reconhecidas com a Categoria Diamante, a mais alta distinção do Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade, durante cerimônia realizada no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, no último dia 5 de dezembro.
O prêmio integra o Programa Gaúcho de Sustentabilidade, iniciativa que aplica uma metodologia de avaliação contínua para medir a maturidade de organizações em práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). As instituições são classificadas em Participantes, Bronze, Prata, Ouro e Diamante, conforme seu desempenho em indicadores como:
- gestão ambiental
- responsabilidade social
- governança institucional
- transparência
- impacto comunitário
- resultados e inovação sustentável
A URI Santiago recebeu a distinção máxima graças ao conjunto de práticas integradas ao seu planejamento institucional, envolvendo ações de gestão ambiental, projetos de pesquisa e extensão, práticas de governança, gestão de resíduos, energias renováveis e políticas de bem-estar acadêmico e administrativo.
Representaram a Unidade na cerimônia: a contadora, Andrieli de Oliveira Cardoso; o gestor do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari, Professor Higor Machado de Freitas; e o gestor do Setor de Infraestrutura, José Renato da Silva Pacheco. Na fotografia oficial do evento aparecem, também, o Prof. Paulo Giollo, Diretor-Geral da URI Erechim e a Profª. Sonia Balvedi Zakrzevski, docente da URI Erechim, reforçando a presença institucional conjunta das duas unidades premiadas.
Para o Diretor-Geral do Campus de Santiago, Prof. Júlio César Wincher Soares, o resultado confirma a consistência da atuação universitária:
– A Categoria Diamante não é apenas um título — ela reflete uma cultura institucional. Sustentabilidade, para nós, não é um conjunto de ações isoladas, mas um compromisso permanente que envolve gestão, comunidade acadêmica e sociedade. É muito significativo ver as unidades da URI entre as mais bem avaliadas do Estado -, afirma do Diretor-Geral.
O reconhecimento fortalece a URI como referência na agenda ESG e demonstra o impacto da atuação das universidades no desenvolvimento sustentável das regiões onde atuam.

