A URI Santiago obteve destaque estadual ao conquistar a maior nota técnica no Edital de Chamamento Público nº 01/2025 do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (FUNEPI). O projeto institucional alcançou 99 pontos, sendo o melhor avaliado entre todas as propostas inscritas, conforme publicado no Diário Oficial do Estado e confirmada pela Secretaria Estadual responsável pelo edital.
O projeto aprovado tem como título “Educação Interseccional: Promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão de Pessoas Idosas por Meio do Canto em Santiago-RS” e será executado ao longo de 12 meses.
Proposto pela URI Santiago, por meio do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari, sob a coordenação da professora Rosângela Montagner, o projeto integra a Linha de Financiamento 02 do FUNEPI, que trata da promoção do envelhecimento ativo e saudável, com foco na equidade, valorização da diversidade e defesa dos direitos humanos das pessoas idosas.
A iniciativa prevê o atendimento de até 120 pessoas idosas, distribuídas em quatro territórios do município de Santiago — bairros Missões, Irmã Dulce, Ana Bonato e Câmpus Universitário — priorizando regiões com maior

