Educação

Secretaria de Educação oferece formação teórica e prática sobre a Lei Lucas

Foto: Divulgação

Nesta terça (3), professores das escolas municipais de Santiago vivenciaram a formação Teórica e Prática sobre a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que tornou obrigatória a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado em noções básicas de primeiros socorros.

A formação teórica e prática promovida em conformidade com essa lei tem como objetivo capacitar os profissionais da educação para que estejam preparados para agir de forma segura e eficaz em situações de emergência até a chegada de assistência especializada. Esse processo formativo envolve dois eixos fundamentais:

Formação Teórica
Na parte teórica, os participantes recebem informações essenciais sobre primeiros socorros, incluindo: Identificação de situações de risco iminente, reconhecimento de sinais e sintomas de emergências médicas (como engasgo, desmaio, convulsões, parada cardiorrespiratória, entre outras), orientações sobre como acionar o serviço de emergência (Samu 192, Bombeiros 193), compreensão dos limites de atuação de pessoas não habilitadas profissionalmente em saúde, para garantir a segurança da vítima e do socorrista. Essa base teórica é essencial para embasar as decisões rápidas que podem salvar vidas.

Formação Prática
A parte prática da capacitação é igualmente essencial. Ela é composta por simulações e demonstrações de técnicas básicas de primeiros socorros.
A formação foi conduzida pelo Grupo GUAPO Grupo Unificado de Apoio ao Salvamento: Treinando para o improvável de Santana do Livramento, mediado pelos profissionais Dejair Barreto, Fernando Dutra e Rafael Velasco.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Educação

A mudança cerebral não está limitada aos períodos sensíveis. O cérebro  se desenvolve mediante exigência. A  observação é do professor e doutor Guilherme Nogueira...

Educação

São 44 mil vagas para financiar graduação em faculdades privadas

Radio Santiago 74 anos

Projeto conquistou o segundo lugar da Mostra Científica 2025, da Escola Lucas Araújo de Oliveira, desenvolvido pela Geovana, Vytória e Valentina

Educação

Prazo para se candidatar vai até 4 de julho

plugins premium WordPress