Educação

Santiago avança 41 posições no índice de educação no RS

Foto: Divulgação

Os resultados do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) foram apresentados pelo governo estadual, em coletiva de imprensa realizada no dia 19 de novembro no Palácio Piratini.

Medido de 0 a 100, o Imers é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes.

Esse índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.

Santiago avançou 41 posições no ranking estadual, confirmando crescimento ascendente.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Joceli dos Santos Figueiredo, destaca a importância desse crescimento, elevando a proficiência dos estudantes para 64,11 e o avanço de 41 posições no ranking estadual.
A Secretária atribui o resultado ao esforço colaborativo de todos os envolvidos nos processos educacionais, além disso, ela enfatiza que há um investimento na sensibilização e no incentivo para o uso das avaliações como instrumento pedagógico, para que o professor possa avaliar o nível de desenvolvimento das habilidades das crianças/estudantes e identificar quais precisam ser mais trabalhadas.

Maria Joceli relata ainda que durante novembro e dezembro, aconteceu a aplicação das provas do SAERS 2024, e já foi possível observar um aumento na participação, resultado da atuação das Equipes Gestoras junto às famílias e estudantes, destacando a expectativa pela divulgação de resultados ainda melhores no próximo ano. A mesma, associa ainda, que esse considerável avanço se dá pelo fato de que a Educação sempre esteve nas ações prioritárias da Administração Municipal, com vistas a uma Educação Pública de qualidade.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Semana Farroupilha

Marta Lunardi Brum, mobilizadora da Cavalgada Feminina Joana D’Arc, e Macir Ribeiro, comunicador nativista e coordenador da Associação Mãos Amigas

Geral

Valor médio total dos 13 itens pesquisados ficou em R$ 708,51, acompanhando a tendência nacional de redução

Educação

Piquete Universitário Prof. Gilberto Girardon, é um espaço que une a tradição gaúcha a vida acadêmica

Educação

Com o tema “Mais que influência, você como referência”, Universidade reforça compromisso com a formação de lideranças e inicia período de inscrições

plugins premium WordPress