A exemplo de outros meses, os furtos continuam liderando os crimes consumados em Santiago. Em agosto de 2024 foram 22 ocorrências, menos 06 em relação a julho.
Em segundo lugar estão os registros de entorpecente e tráfico, com 11 ocorrências; 07 estelionatos; 05 de entorpecente e posse; 02 roubos, 02 delitos relacionados a armas e munições ; 01 homicídio e 01 abigeato. Com zero registros os crimes de latrocínio, furto de veículo, vítima de latrocínio e de lesão corporal seguida de morte. Os dados têm por base os indicadores criminais divulgados pela Secretaria de Segurança do RS.
Em todo o Estado os crimes contra a vida mantiveram-se em queda em agosto. Os registros de vítimas de homicídio diminuíram 27% em comparação com agosto de 2023, passando de 135 vítimas para 98. Esse é o menor número total registrado na comparação com o mesmo mês dos anos anteriores desde o início da série histórica, em 2010.
O latrocínio teve forte queda em agosto, com 67% menos casos do que no ano anterior. O Estado também tem se destacado no combate ao abigeato. Os 230 casos registrados em agosto de 2024 significam o menor número da série histórica no RS. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 42%.