O mundo é extremamente complexo e a educação tem sofrido bastante. A sociedade era mais organizada e mais previsível. Hoje não basta só conteúdo para educar o cidadão que precisa ser resiliente e preparado emocionalmente para lidar com os desafios do novo mundo. E aí vem a inteligência artificial que tende a tirar um pouco da relação humana, proporcionando um meio virtualizado.
A observação é do professor Renato Casagrande em entrevista à Rádio Santiago. Segundo ele a educação tem um papel fundamental de humanizar e resgatar a relação humana.
Renato que palestrou nesta quarta-feira (30) para professores no CTG Coxilha de Ronda destacou sobre – Humanização na Educação – salientou que em meio às mudanças o papel do educador é fazer a dosagem em o quanto o novo é bom e o quanto ele prejudica, e caminhar a passos certos, já que a escola conduz a criança para o futuro e deve fazer isso com segurança. A escola não anda com a mesma velocidade das empresas de tecnologia, mas ao mesmo tempo não pode ficar parada.
O professor precisar estar antenado com o novo, ter domínio e estar preparado para lidar com aquilo que é bom e com aquilo que não é tão ruim. Foi taxativo em afirmar que a profissão de professor é a mais complexa da atualidade devido às constantes mudanças das relações.
A palestra de hoje foi promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, através da Pastoral da Educação e Prefeitura – pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.