O governo do Estado divulgou, nesta terça-feira (15), a lista dos candidatos pré-selecionados para receber as bolsas mensais do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização, o Alfabetiza Tchê. Durante o ano de 2025, os participantes do Programa irão aprimorar teorias e práticas pedagógicas voltadas à alfabetização.
A publicação contém os nomes de 18 formadores regionais e suas respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), onde irão atuar. Também foram pré-selecionados 470 formadores municipais. Contudo, no processo seletivo com as vagas para Formador Estadual de Alfabetização e Consultor Externo Estadual de Alfabetização, nenhum dos candidatos inscritos atendeu aos critérios que constam no edital.
A formação está estruturada em três níveis de atuação: estadual, regional e municipal. Cada um deles possui requisitos próprios, com perfis, cargas horárias e valores de bolsa distintos que são contempladas somente com os formadores.
Os formadores estaduais capacitam os regionais, que, por sua vez, repassam os conhecimentos aos municipais, encarregados da habilitação aos professores da rede pública.
