Num balanço resumido das ações de 2025, o diretor geral da URI Santiago Julio Cesar Wincher Soares destacou a implantação de dois novos cursos focados na demanda regional: o de fonoaudiologia e de engenharia civil que vieram para suprir demandas destes profissionais na região.
Na parte de infraestrutura disse que foi finalizada a primeira etapa do projeto de revitalização e modernização da Escola de Educação Básica, além dos prédios do campus que foram pintados, exceto o bloco 09 , cujo trabalho está iniciando. O professor mencionou ainda a criação do Centro de Práticas Veterinárias com recursos próprios, entre outras ações.
O URI Living Lab ( livin leb), através do Polo Tecnológico captou cerca de 5 milhões e 600 mil reais de fomento externo de projetos para inovação social, em parceria com prefeituras, como de Santiago e Capão do Cipó. Outra conquista foi que a URI conseguiu estabilizar a permanência de estudantes nos dois primeiros anos de gestão, fechando 2025 com crescimento de 2,2%, fruto do trabalho de professores, técnicos administrativos e de apoio, que não medem esforços para transformar vidas, através do ensino, da pesquisa e da extensão, além da confiança e credibilidade . No pós-pandemia a URI chegou registrar evasão de até 11,7% dos estudantes no ensino superior. “ Hoje a realidade é diferente”, conclui o diretor.

