Foram conhecidos neste domingo (10) os trabalhos classificados para a fase estadual da Mostra Científica promovida pela Secretaria Estadual da Educação. No âmbito da 35ª Coordenadoria Regional de Educação participaram 12 escolas de Santiago, 7 de São Borja, 2 de Capão do Cipó e 1 de Unistalda.
Na categoria Ensino Médio os três projetos classificados foram:
1º lugar – Guerra dos Átomos: o duelo periódico – CESB de São Borja
2º lugar -Perfil de açúcares e carboidratos em erva-mate: Análise físico-química durante simulação de chimarrão pré-infusão – Escola Thomás Fortes de Santiago
3º lugar – Suplemento vitamínico: produção a partir de sementes de abóbora, casca de beterraba e folhas de amoreiras – Instituto de Educação Padre Francisco Garcia de São Borja.
Ensino Fundamental II:
1º lugar – Vaso de cimento usando caixas recicláveis – Escola de Ensino Fundamental. Franco Baglioni – São Borja;
2º lugar – Transformando do lixo ao ouro – Colégio Estadual Getúlio Vargas de São Borja;
3º lugar – Evitando desperdícios – Escola Lucas Araújo de Oliveira de Santiago.
Ensino Fundamental I:
1º lugar – Gotas que valem ouro: reaproveitando a água da chuva – Escola Alceu Carvalho – Santiago
2º Jardim dos Sabores: cultivando aromas e saúde com ervas – Escola Roseli Corrêa da Silva – Capão do Cipó;
3º lugar – Locais históricos da comunidade como fonte de pesquisa – Escola Primo Pozzatto de Santiago
4º lugar – Horta elevada com reaproveitamento de madeiras em terreno alagadiço – Escola Serafim Rosa – Santiago. A fase regional ocorreu ontem durante o dia em São Borja no IFFAR. A Mostra Científica Interdisciplinar- “Futuros Equânimes – busca explorar as interseções entre Tecnologia, Equidade e Sustentabilidade. Agora os estudantes e professores se preparam para a fase estadual que deve acontecer em breve.
A titular da 35ª Coordenadoria Regional de Educação, professora Sandra Mara Franco fez questão de destacar, aqui na Rádio Santiago a efetiva participação das escolas estaduais que têm oportunizado momentos importantes para os alunos, com a participação em eventos por todo o RS, como é o caso da participação da Feira do Livro em Porto Alegre com trabalhos realizados pelos estudantes.
No caso de Santiago, na semana que vem a Escola Lucas Araújo de Oliveira estará participando da Feira de Tecnologia e Inovação.