Economia

Inicia fase de testes do sistema de apuração do Imposto sobre Bens e Serviços

Iniciativa coordenada pelo Comitê Gestor terá participação inicial de 123 empresas

O projeto piloto do sistema de apuração assistida do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), coordenado pelo Comitê Gestor do IBS (CGIBS), inicia na segunda-feira (5/1). A iniciativa, que representa mais um passo na implementação gradual da Reforma Tributária do Consumo (RTC), foi regulamentada pela Portaria 85/2025. O objetivo é testar, em âmbito nacional, a solução tecnológica de apuração do novo tributo desenvolvida pelo Rio Grande do Sul, com apoio de outros Estados e municípios.

A fase de testes terá duração inicial de três meses. Para esta etapa, foram selecionadas 123 empresas que emitem Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), modelo 55, utilizada em operações entre empresas, conforme os critérios definidos pelo CGIBS e divulgados na Portaria 85/2025. No segundo trimestre, o número de participantes deverá aumentar. As cartas-convite, com o termo de adesão, já foram encaminhadas para as empresas aptas para integrar o piloto.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Economia

Entender as nuance entre o mercado residencial e comercial é fundamental. Embora ambos sejam regidos pela Lei do Inquilinato, a dinâmica do negócio, o...

Economia

Efeitos só serão sentidos no salário pago a partir de fevereiro

Geral

Veja o que muda no salário e nos dividendos

Economia

Plano foi apresentado para reduzir déficits da estatal