Economia

Inflação desacelera em outubro; alimentos caem pelo 5º mês

Índice ficou abaixo da expectativa dos analistas

Foto: Divulgação

A prévia da inflação oficial de outubro ficou em 0,18%, pressionada principalmente pelo preço dos combustíveis. Já os preços dos alimentos caíram pelo quinto mês seguido e ajudaram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) a desacelerar em relação a setembro, quando marcou 0,48%.

No acumulado de 12 meses, o IPCA-15 soma 4,94%, abaixo dos 5,32% observados nos 12 meses terminados em setembro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pelos dados prévios, a inflação anual se mantém acima da meta do governo, de 3% ao ano com tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para mais ou para menos, ou seja, indo no máximo a 4,5%.

Instituições financeiras ouvidas pelo Boletim Focus, do Banco Central (BC), estimam que o IPCA deve terminar o ano em 4,7%.

EBC

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Economia

Pagamento em localidades de oito estados será unificado

Economia

Com o objetivo de impulsionar a empregabilidade em um dos setores que mais cresce no município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai promover no...

Economia

Santiago abriu em 2025,   1.034 empresas e encerradas 709, saldo positivo 325 novos empreendimentos, isso representa 8.139 alvarás ativos no município e desses...

Economia

Trabalhadores devem acessar a Carteira de Trabalho Digital