Na última terça-feira (16), a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) iniciou uma nova fase, com a posse da nova diretoria em cerimônia realizada em Porto Alegre. O comando passa a ser exercido por empresários do Interior e de Santa Maria.
O empresário bageense Lindonor Peruzzo Junior assumiu a presidência da Agas, em mandato que vai até o final de 2027. Ao seu lado, estão nomes de Santa Maria, como Eduardo Luiz Stangherlin, do Stangherlin Supermercados, que ocupa uma das vice-presidências, e Ibanes José Bertagnolli, também da Rede Super, que passa a atuar como diretor secretário. A empresária Isadora Stangherlin assumiu a presidência do Agas Jovem, enquanto Sergio Luiz Copetti, do Supermercado Copetti, integra o Conselho Fiscal da entidade.
A nova diretoria é fruto de um acordo após o empate histórico nas eleições da instituição, que tinha como concorrente o ex-presidente Antônio Cesa Longo, no cargo havia 22 anos. Segundo Peruzzo Junior, o consenso buscou respeitar as gestões anteriores e, ao mesmo tempo, abrir espaço para renovação.
Entre as metas do novo grupo está chegar a mil empresas supermercadistas associadas já no primeiro ano de gestão – hoje, são pouco mais de 200. A estratégia será implementar um programa de mapeamento, inclusão e engajamento, além de uma agenda de eventos, capacitações e informativos periódicos para auxiliar os supermercadistas na tomada de decisões.
Outro eixo prioritário será a reorganização da articulação política da entidade. Peruzzo Junior avalia que a Agas precisa ser mais atuante na defesa do setor, e, para isso, contará com uma assessoria de relações governamentais dedicada.

