Copenhagen, na Dinamarca, sedia, até 27 de setembro, um dos mais importantes eventos internacionais de apicultura. A URI Câmpus de Santiago marcou presença com o trabalho – Compostos Bioativos do mel do Vale Jagari, que integra o projeto “Rastreabilidade e Autenticidade.
Os resultados da pesquisa evidenciam a presença de compostos bioativos nos méis da Região do Vale do Jaguari, conhecidos por sua capacidade antioxidante, que podem auxiliar na prevenção de doenças e fortalecimento do sistema imunológico.
Coordenado pelo Professor Higor Machado de Freitas, o projeto foi aprovado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e desenvolvido em parceria com o Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ). Conforme o Núcleo de Comunicação, o trabalho representa uma importante ponte entre a pesquisa científica e o desenvolvimento regional, valorizando a produção apícola local e fomentando a inovação tecnológica.
A apresentação no congresso foi pela Técnica Iara Maria de Souza Dutra, que integrou a equipe formada também pelo Diretor Geral Júlio Cesar Wincher Soares, pelas Professoras Clarissa Obem dos Santos e Rosangela Montagner, Professor Maximiliano Oliveira da Silva, e pelo bolsista Vanderson Fernandes Campos.
