Com recorde de expositores, o Pavilhão da Agricultura Familiar alcançou a marca de 413 produtores na 47ª Expointer. O diferencial desta edição está na forte presença de mulheres à frente dos negócios, que representam 217 empreendimentos – mais da metade das agroindústrias que estão participando. Produtores jovens e novos expositores também se destacam no espaço, que é um dos mais visitados pelo público.
No ano passado, dos 372 participantes, 148 eram mulheres. Em 2024, houve um aumento de 69 expositoras. A vitivinicultora Miriam Krindges é uma das estreantes e traz à feira sua linha de vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos no Sítio Rosa do Vale, localizado em Poço das Antas. Miriam é pioneira no país na produção de vinhos aliada a um resgate histórico, relacionando a fabricação da bebida com a população negra.
Natural do interior de São Paulo, ela mora no Rio Grande do Sul desde 2012. Depois do nascimento da filha, em 2019, resolveu deixar de lado a profissão de advogada e passou a se dedicar à propriedade da família, investindo no turismo e recebendo visitantes em seu estabelecimento. Em 2022, ela e o marido começaram o processo de regularização da vinícola para dar início às vendas. Atualmente, o casal trabalha também para iniciar a produção de geleias de figo em escala maior.
“Nós viemos aqui com a ideia de divulgar a marca, o nosso sítio e o turismo que oferecemos. A Expointer é uma vitrine, uma das feiras mais importantes do Estado, com grande participação da população. Queremos alcançar um público maior e vender os nossos produtos”, ressalta a produtora.