Iniciou o plantio da soja, depois do período do vazio sanitário, medida legislativa de controle da ferrugem asiática. Mas dentro do zoneamento agrícola. O engenheiro agrônomo Dairton Lewandowisk, da Emater de Santiago lembrou aos produtores, principalmente aqueles que financiam esta cultura para que respeitem o zoneamento agrícola, pois depende do tipo de solo e cultivar ( média, tardia ou precoce ) garantindo o seguro agrícola.
Até então era garantido 100% no seguro se houvesse perda total da lavoura. Mas atualmente as partes se dividem em maior e menor, dai a importância de os produtores que financiam se informarem com os técnicos responsáveis.
Quanto ao Terra Forte, Dairton informou que o programa permanece com as inscrições abertas até o dia 17 de outubro nos escritórios da Emater. Santiago já tem 59 inscritos, dos 58 previstos. O Programa Terra Forte é uma iniciativa do governo do Rio Grande do Sul, integrada ao Plano Rio Grande, que visa a recuperação e fortalecimento da agricultura familiar após as enchentes e outros eventos climáticos extremos.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado com apoio da Emater/RS-Ascar, oferece assistência técnica, práticas sustentáveis de produção, e apoio para a aquisição de insumos e equipamentos, buscando aumentar a resiliência e a capacidade produtiva do solo.
