O período para a Declaração Anual de Rebanho ainda não começou. A previsão é de que inicie em abril, até o final de junho.
A declaração é uma medida prevista em decreto estadual da Defesa Sanitária Animal, de forma obrigatória. Caso não seja realizada, o produtor poderá ser advertido e, se reincidente, multado. Na declaração consta os dados atualizados da propriedade e de toda a criação. Também existe a Declaração Complementar que pode ser apresentada nos meses em que a Declaração Anual não está sendo feita. Conforme a médica veterinária Renata Antocheves Stakowski da Inspetoria Veterinária de Santiago nela consta a atualização de saldos do rebanho.
Considera as medidas importantes para manter os dados dos produtores atualizados. Vale lembrar que se estendem a todas as espécies de criação doméstica. Ou seja, não apenas para ovinos ou bovinos, mas também para equinos e colmeias. Todos os anos existe um grande número de criadores de equinos inadimplentes que comparecem à inspetoria, principalmente em função da participação nos eventos farroupilhas como desfile e rodeios.