Uma experiência interativa que faz o público conhecer o ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com uma mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que estará em Santiago, entre os dias 10 e 13 de setembro, no Centro de Eventos.
Na quarta (10), quinta (11) e sexta (12), o atendimento será restrito a escolas, mediante agendamento. No sábado (13), a exposição fica aberta ao público em geral das 14h às 18h e, também nesse dia (sábado, 13), acontece a “Mostra Cine ao Ar Livre” às 18h. A entrada é gratuita.
O projeto Olho D’Água é viabilizado por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com patrocínio do Instituto Aegea e Corsan, apoio da Prefeitura de Santiago e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
Com o intuito de despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora, o projeto tem como tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos” e traz à tona a exposição, que acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência interativa.
A exposição oferece uma experiência de realidade virtual, em que o público pode mergulhar no universo da animação 3D, realizar um percurso que parte de uma nascente (olho d’água), chegar a rios maiores e desaguar no mar.
“Neste trajeto, os visitantes passam por cidades, por uma floresta e por comunidades, vivenciando experiências fantásticas que divertem, mas também ensinam práticas para cuidar melhor da água e do meio ambiente do nosso planeta”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.
