O Sebrae fez na noite desta segunda-feira (25), na Câmara de Vereadores a entrega do Plano Municipal de Turismo (PMT), documento que trata todo o contexto que reflete a riqueza cultural e histórica do município de Santiago, traduzido em ações para implementação e valorização, principalmente do turismo em Santiago.
O movimento iniciou há mais de um ano e meio envolvendo onze cidades do Vale do Jaguari, permitindo uma visão conjunta para identificar as vantagens da região. Conforme o consultor do Sebrae, Carlos Karsten o Plano Municipal de Turismo foi construído junto com a comunidade, instituições, entidades empresariais e poder público.
O dirigente salienta que Santiago tem potencial para explorar sua história, cultura e eventos. Salienta que o é interlocutor do turismo no Vale do Jaguari e secretário de Turismo e Cultura de Santiago, Marcio Brasil já vem utilizando várias questões presentes no PMT.
A meta é iniciar 2026 refletindo sobre aquilo que o município tem de riqueza, como a gastronomia, hotelaria e varejo, por exemplo.
Dirceu Luiz Alberti
03/12/2025 at 20:28
Iniciativa importante e deve incluir melhorias no distrito de Ernesto Alves, cuja estrutura do balneário, foi afetada pelas enchentes e nenhum recurso foi destinado para a recuperação daquele espaço. Da mesma forma, a promessa de asfalto do acesso daquele distrito, só aparece de quatro em quatro anos, em períodos eleitorais. Na gestão Ruivo, inclusive iniciou-se a terraplanagem e compactação da pista, aplicação da brita fina e, sem nenhuma explicação, as máquinas foram retiradas do trecho e o dinheiro público investido lá, foi perdido, totalmente perdido. Curiosamente, algumas ruas de Santiago começaram a receber asfalto no mesmo período. A sociedade quer transparência e prestação de contas daquela verba desperdiçada, naquela Gestão. Esperamos que seja incluída novamente, no projeto turístico 2026. fica a dica para o Secretário Márcio Brasil, competente articulador da cultura, em nossa cidade.