O coronel Julimar Fortes Pinheiro, natural de Santiago, foi oficialmente empossado como o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) em cerimônia nesta terça-feira. Ele assume a instituição no lugar do coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, que estava à frente do CBMRS desde 2023 e agora entrou para a reserva.
O governador Eduardo Leite acompanhou a solenidade, entregando a espada e as insígnias de comandante-geral ao coronel Fortes. Ele destacou o investimento feito nas forças de segurança nos últimos anos, principalmente na renovação da frota dos veículos utilizados pelos bombeiros e novos processos seletivos para preenchimento de vagas na instituição.
“O helicóptero não voa sozinho, as viaturas não circulam sozinhas, os equipamentos que foram comprados não fazem o trabalho sozinhos. Nas enchentes de maio, quando não era possível voar ou onde as viaturas não chegavam, estavam os homens e mulheres do CBMRS. Esta é uma instituição respeitada e admirada por todos os gaúchos”, afirmou Leite.
O novo comandante-geral dos Bombeiros, o coronel Fortes, renovou seu empenho na proteção da sociedade gaúcha. “Nós bombeiros acreditamos no que fazemos e sempre entregamos o nosso melhor para salvar vidas, mesmo que isso custe a nossa própria. Os soldados são a joia mais preciosa da nossa instituição. É através do melhor que cada combatente entrega que nossa instituição se mantém como uma das mais admiradas pelo povo gaúcho”, completou o novo comandante-geral.