O governador Eduardo Leite e a titular da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann, assinaram, ontem (11), a portaria que habilita os 13 primeiros serviços especializados de saúde da pessoa idosa no Rio Grande do Sul, entre eles Santiago na 4ª Coordenadoria Regional da Saúde.
A iniciativa integra o Programa Saúde 60+ RS, voltado ao cuidado ambulatorial especializado e regionalizado de pessoas com 60 anos ou mais, classificadas como frágeis pela atenção primária ou com diagnóstico de demência. Cada serviço habilitado receberá incentivo mensal fixo de R$ 120 mil ou R$ 130 mil, conforme a composição da equipe multiprofissional.
No ato Santiago esteve representado pelo prefeito Marcelo Gorski de Matos, pela Secretária da Saúde Silvana Oliveira e de um grupo de idosos. A capacidade mensal de atendimento inclui 1,2 mil consultas multiprofissionais nas áreas de enfermagem, psicologia, fisioterapia, serviço social, entre outras; 320 consultas médicas especializadas; 930 exames, que podem ser laboratoriais, eletrocardiogramas, tomografias, densitometrias ósseas e ultrassonografias abdominais.
O acesso será feito por meio de encaminhamento das unidades básicas de saúde, com base no índice de vulnerabilidade clínico-funcional (IVCF-20) ou no diagnóstico de demência.