Saúde

Calorão: saiba como aliviar sensação de abafamento

Foto: Ieda Beltrão

Como se preparar para uma onda de calor? O mal-estar provocado pelas altas temperaturas pode causar desconfortos, condições graves de risco a saúde e até consequências fatais. Essas condições, predominantes no verão úmido gaúcho, afetam principalmente criança e idosos.

No ano passado, o continente europeu registrou cerca de 16 mil mortes em 854 cidades, relacionadas a ondas de calor, que vem sendo agravadas pelas alterações climáticas. Boa alimentação e reforço na hidratação podem driblar a sensação de calor.

Fique hidratado

Quando você está com calor e corado, hidratar-se é o primeiro e mais importante passo para se refrescar, disse Wendell Porter, professor emérito de engenharia agrícola e biológica da Universidade da Flórida.

A temperatura da água não importa, pois seu corpo vai aquecê-la, acrescentou. Se seu corpo está sofrendo com o calor e precisa se refrescar, não pode fazer isso sem umidade suficiente, pois o corpo se resfria com o suor.

Tome um banho frio

Tomar um banho frio ajuda a resfriar o corpo, diminuindo a temperatura central, disse Porter.

Para uma sensação extra, experimente o sabonete de hortelã-pimenta. O mentol no óleo de hortelã-pimenta ativa os receptores cerebrais que informam ao corpo que algo que você está comendo ou sentindo está frio.

Use panos frios no pescoço ou nos pulsos

Coloque um pano frio ou sacos de gelo em seus pulsos ou coloque-os em volta do pescoço para resfriar o corpo. Esses pontos de pulsação são áreas onde os vasos sanguíneos estão próximos à pele, para que você esfrie mais rapidamente.

Use ventiladores

Coloque os ventiladores voltados para as janelas dos quartos em que você está passando o tempo para soprar o ar quente e substituí-lo por ar frio no interior.

Se o clima em sua área tende a cair entre 10 e 21 graus pela manhã e à noite, abrir as janelas de ambos os lados da casa durante esses horários pode facilitar um sistema de ventilação de fluxo cruzado. Se você fizer isso, pode optar por usar ou não os ventiladores, mas os ventiladores ajudariam a resfriar a casa mais rapidamente, disse Porter.

O ar livre pode puxar o ar quente de sua casa, deixando uma temperatura mais baixa ou trazendo a brisa. Apenas certifique-se de fechar as janelas quando o sol sair e, em seguida, abri-las quando o tempo estiver frio novamente.

Apenas descansar perto de um ventilador também reduziria a temperatura do corpo.

Feche as cortinas ou persianas

Se você tiver janelas voltadas para a direção do sol de manhã à tarde, feche as cortinas ou persianas sobre elas para “evitar que o sol entre diretamente na casa e aqueça (o) interior”, disse Porter.

Você também pode instalar cortinas blackout para isolar a sala e reduzir os aumentos de temperatura que aconteceriam durante o dia.

Se você ligar o ar condicionado, não o deixe abaixo de 21 graus Fahrenheit em um esforço para resfriar a casa mais rapidamente, disse Samantha Hall, diretora administrativa da Spaces Alive, uma empresa de pesquisa de design sediada na Austrália que ajuda a criar ambientes saudáveis e sustentáveis. edifícios.

Durma com lençóis respiráveis

O algodão é um dos materiais mais respiráveis, então lençóis ou cobertores de algodão podem ajudar a mantê-lo fresco durante a noite.

Quanto menor a contagem de fios do algodão, mais respirável ele é, disse Porter. Isso ocorre porque contagens de fios mais altas têm mais tecelagem por metro quadrado.

Não refrigerar ou congelar cobertores ou roupas

Conselhos comuns para se refrescar sem ar-condicionado incluem refrigerar ou congelar meias, cobertores ou roupas molhadas e depois guardá-los para usar enquanto você dorme. Mas esta não é uma boa ideia, disse Porter.

Feche as portas dos quartos não utilizados

Se ninguém estiver usando uma sala que não tenha aberturas ou registros, feche a porta dessa área para manter o ar fresco confinado apenas às áreas ocupadas da casa.

Use o exaustor em sua cozinha e/ou banheiro

Acione o interruptor do exaustor em sua cozinha para puxar o ar quente que sobe depois de cozinhar ou no banheiro para extrair o vapor após o banho.

Instale lâmpadas economizadoras de energia

As lâmpadas incandescentes geram uma temperatura mais alta do que as lâmpadas LED. Para fazer a troca, observe as vendas de lâmpadas com baixo consumo de energia e, em seguida, substitua lentamente as lâmpadas em sua casa, disse Porter.

A troca de lâmpadas pode economizar dinheiro, mas não reduz muito o calor em casa, disse Hall. No entanto, se você se concentrar em trocar as lâmpadas nas áreas próximas, isso faria uma diferença mais perceptível, disse Porter.

Cozinhe pela manhã, ou fora de casa

O calor do forno pode se espalhar por toda a sua casa. Mantenha o calor centralizado em uma área. Ou cozinhe ao ar livre em uma grelha para manter o calor do lado de fora.

Desfrute de guloseimas congeladas

Comer um picolé ou sorvete para esfriar pode ajudar por um momento. Mas não exagere no açúcar se estiver superaquecido ou correr o risco de superaquecer, disse Porter.

“O açúcar aumentaria seu metabolismo e você começaria a se sentir internamente quente”, disse ele. “Portanto, o doce refrescante pode ser bom, mas o açúcar extra pode não ser.”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Saúde

Em reunião realizada no Fórum foi retomado o Comitê de Saúde de Santiago, que é organizado com o judiciário. A retomada se deu em...

Saúde

Medidas de proteção são essenciais para quem atua ao ar livre

Saúde

No começo de cada ano, muitas pessoas renovam o compromisso de cuidar da saúde e movimentar o corpo — um desafio que exige disciplina...

Saúde

Com 52% da população em alerta, especialista detalha como identificar sobrecargas e sugere estratégias para enfrentar o estresse crônico

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile