A população de Santiago está em alerta para combate ao mosquito transmissor da dengue. Com a chegada da estação quente do ano aumentam os cuidados para evitar casos da doença. Neste ano foram registradas duas notificações e em 2024 foram 84.
A enfermeira Evelyn Kofahl, da Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria da Saúde enfatiza que todos devem fazer sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypty, cujos focos tendem a aumentar neste verão. Água parada em qualquer tipo de ambiente deve ser evitada. As piscinas precisam estar em manutenção constante e o uso de repelente, roupas longas e tela nas janelas.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça (especialmente atrás dos olhos), dores no corpo e articulações, manchas vermelhas na pele, náuseas e, em casos graves, sangramentos.
O Instituto Butantã já foi autorizado pela Anvisa a produzir a vacina, que só deverá estar disponível para uma determinada faixa etária em 2027. Até lá a única forma de prevenção é o combate à proliferação do mosquito.
