A região da 5ª Coordenadoria Regional de Perícias, em Santa Maria abrange 35 cidades, contando sempre com uma equipe de plantão, perito e fotógrafo, que também é motorista. De uma ponta a outra, uma equipe, por dia, terá que dar conta do trabalho, rodando, as vezes vários quilômetros nas 24 horas do plantão. Conforme a perita criminal Caren Tusi, para um atendimento em Santiago, por exemplo, são no mínimo duas horas de deslocamento, se a equipe estiver na base.
Em entrevista à Rádio Santiago ressalta que o processo de ampliação do quadro de peritos vem com a realização do concurso. As inscrições foram abertas no dia 16 de setembro e seguem até 16 de outubro, com prova prevista para o dia 14 de dezembro.
Falando sobre a profissão, Caren disse que esta atividade lida com o pior que o ser humano consegue fazer. Cabe ao perito avaliar e descobrir a dinâmica dos acontecimentos, como no acidente de trânsito, feminicidio e crimes envolvendo crianças, por exemplo. Frisou também a importância do trabalho conjunto dos órgãos de segurança pública para conseguir entregar o melhor do serviço à sociedade, a partir de um laudo de qualidade. Enfatizou que o laudo pericial é a maior prova técnica no inquérito policial.