E se a moda pega. O prefeito de Palmital (SP), distante 415 quilômetros da cidade de São Paulo, Luis Gustavo Mendes Moraes, lançou uma campanha inovadora visando combater o descarte irregular de lixo. Com frases como “Quem joga lixo aqui é corno assumido” e “Aqui não é chiqueiro seu porco folgado!”, avisos que normalmente apenas alertam “por favor, não jogar lixo aqui!”, foram substituídas pelo sarcasmo. Na sinalização, além da frase diferenciada, há também, um QR Code que direciona os moradores para o site Palmital Mais Limpa, que apresenta um cronograma completo de coleta seletiva, além de informações como pontos de troca para descarte de óleo de cozinha usados, eletrônicos e até medicamentos. Os avisos foram instalados em três locais com histórico recorrente de descarte irregular.
Mendes Moraes participou, na manhã desta terça-feira (17), do Timeline Gaúcha, para explicar a iniciativa das placas.
Os avisos foram instalados em três locais com histórico recorrente de descarte irregular. A prefeitura ressalta que já realiza a coleta periodicamente, além de ações de limpeza e fiscalização, mas destaca que a conservação da cidade também depende da colaboração de cada morador.
No programa, o prefeito resume a ideia básica:
” O brasileiro, ele pode não contribuir pro meio ambiente, mas corno ele não quer ser” garante. “Além do corno, só importante destacar que tem outra placa do porco folgado, né? Ah, o porco folgado.
Moraes aposta nos constrangimento para reduzir o problema:
“”Acho que ninguém quer passar pelo constrangimento, fica muito claro isso. Ontem mesmo passando pelo local, tinha um carro atrás de mim, o cara parou, falei, será? Aí ele só tirou a foto da placa e saiu. O que eu acho muito bom.
Fonte: GZH