Meio Ambiente

O que fazer diante de infestação de morcegos; esses animais são protegidos por lei ambiental

Foto: Divulgação

Santiago, a exemplo de outras cidades tem uma grande população de morcegos e no verão eles costumam ficar bastante agitados devido ao período de reprodução e de crescimento dos filhotes. Muitas residências e prédios ficam infestados desses animais que são protegidos por lei, já que são importantes para o eecossistema, mas que também são capazes de transmitir doenças. De acordo com o Grupo Ecosul, especialista no manejo de morcegos é preciso cuidado e responsabilidade na hora de tirá-los dos telhados e coberturas.

Para Gabriela Mottin, do Grupo Ecosul, o trabalho tem de ser minucioso seguindo várias etapas. Primeiro é preciso identificar os locais de abrigo (forros, sótãos, frestas) e os pontos de entrada e saída durante a noite. Após vem o desalojamento com a utilização de métodos que incomodem os morcegos, como iluminação forte, uso de lâmpadas ou telhas transparentes para retirar os animais de locais escuros.

Com a saída deles a próxima etapa é a vedação fechando todas as frestas, buracos no telhado, forros, junções de dilatação e vãos entre telhas e paredes com telas milimétricas, cimento ou argamassa.

Gabriela explicou que a Ecosul tem um tipo de tela que permite a saída do morcego, porém impede o retorno, fazendo com que aos poucos esses animais liberem de vez o ambiente. A limpeza e desinfecção vem em seguida com produtos específicos.

Cuidados importantes:

Proteção Legal: Morcegos são importantes para o ecossistema (polinizadores e controladores de insetos) e a matança é considerada crime ambiental.

Segurança: Em caso de contato direto (mordida, arranhão ou saliva), procure atendimento médico imediatamente.

Morcego no chão: Se encontrar um morcego no chão, não toque nele. Cubra-o com um balde ou pano e chame o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou órgão competente. 

CRIME AMBIENTAL

A legislação brasileira protege os morcegos e as ações do poder público incluem a orientação sobre a importância biológica e os riscos à saúde pública nos casos de acidentes. Os animais têm um importante papel ecológico, especialmente, por terem hábitos alimentares diversos. Há espécies que se alimentam exclusivamente de insetos, outras, de frutos, nectar, pólen e parte das flores. Essas características tornam os morcegos responsáveis, por exemplo, pelo controle das populações de insetos e pela regeneração de áreas reflorestadas.

Saiba quais são as principais famílias de morcegos

1) Família Phyllostomidae

Essa família contém cerca de 92 espécies no Brasil e é a maior família de morcegos neotropicais. Uma característica dessa família é que seus indivíduos possuem uma estrutura membranosa na extremidade do focinho, que é chamada de folha nasal.

A família Phyllostomidae contribui bastante para atividades de polinização e consequente reflorestamento. Isso porque, ao se alimentarem de sementes, liberam seus excrementos na terra ao voar. A alimentação deles é muito diversificada: animais pequenos, sangue (poucas espécies), frutos, folhas, insetos e outros.

As principais espécies são: Artibeus lituratus, Platyrrhinus lineatus, Glossophaga soricina e Desmodus rotundus.

2) Família Molossidae

Esta família de morcegos possui cerca de 29 espécies catalogadas. As características desses morcegos são: cauda espessa e livre, além de asas longas e estreitas. Esse tipo de aspecto permite voo rápido e sem manobras bruscas. Distribui-se nas regiões tropicais do mundo.

Os morcegos da família molossidae se alimentam basicamente de insetos. São urbanos e podem ser localizados em edificações e casas. São considerados forrageadores de espaço aberto.

As principais espécies são: Molossus molossus e Tadarida brasiliensis.

3) Família Vespertilionidae

Os indivíduos da família Vespertilionidae possuem cerca de 28 espécies catalogadas. Habitam centros urbanos em forros de casas e edificações e se nutrem de insetos. A característica mais relevante destes mamíferos é a cauda, que fica contida na membrana localizada entre as pernas do animal. Podem formar colônias de até 50 indivíduos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Meio Ambiente

A Prefeitura de Santiago deu início ao Programa Cidade Ativa 2026, uma grande ação de limpeza, organização e cuidado com os nossos bairros. De...

Meio Ambiente

Os cursos de água em Santiago estão níveis acima da normalidade devido aos volumes de chuva na região, nas últimas semanas, aponta o Informativo...

Meio Ambiente

Nesta quinta-feira (27). Santiago busca soluções para construção de um futuro mais sustentável. Será realizado das 8h30min às 12 horas,   O Seminário Clima em...

Meio Ambiente

Já o documento de Licenciamento Ambiental foi entregue nessa segunda-feira ao proprietário Cássio Bonoto e equipe pela Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do...

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile