O começo da semana será bem o ensolarado fim de semana, isso porque a chuva voltará a marcar presença no Rio Grande do Sul. A previsão é de que a instabilidade dure até quarta-feira (20) e atinja diferentes regiões, que poderão registrar chuva pouco volumosa e rajadas de vento. Na quinta-feira (21), o tempo firme retornará.
Nesta segunda, o avanço de uma frente quente será responsável pela instabilidade. A massa de ar se deslocará e provocará chuva que começa no oeste do RS e, ao longo do dia, se espalhará para a Campanha, Centro e Sul. Já no Norte, Serra e parte da Região Metropolitana, a instabilidade será menos intensa, com pancadas ocasionais e de baixo volume. As temperaturas continuarão amenas.
Um ciclone extratropical, que se forma sobre a Argentina, próximo à fronteira com o Uruguai, trará mais chuva para o Rio Grande do Sul na terça-feira. A previsão indica que todas as regiões do Estado poderão registrar pancadas de chuva ao longo do dia e trovoadas isoladas. As temperaturas seguirão agradáveis e o ar quente predominará, sobretudo no Norte.
Entre a noite de terça e a quarta-feira, a chegada de uma frente fria associada ao ciclone provocará mudança na direção dos ventos, que passarão de Norte para Oeste e Sul. A chuva perderá a intensidade gradualmente.
Na quinta-feira e na sexta-feira (22), o tempo voltará a abrir em todo o RS. As máximas subirão em todas as regiões e, em alguns municípios, poderão se aproximar dos 30°C. O meteorologista Murilo Lopes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) afirma que os episódios de calor já sinalizam o começo de uma transição para a primavera, que deve começar no próximo mês.
GZH