Saúde

Sequelas permanentes afetam 1/3 dos motociclistas vítimas do trânsito

Dados são de pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia

Dados são de pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia

Um terço das vítimas de sinistros de trânsito com motocicletas atendidas nos principais serviços de ortopedia e traumatologia do país passa a sofrer com sequelas permanentes desses incidentes. A conclusão é de uma pesquisa divulgada nesta semana pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), que ouviu 95 chefes e preceptores de serviços de residência em ortopedia credenciados junto à entidade.

Segundo as respostas reunidas na pesquisa, os serviços receberam, em média, 360 vítimas do trânsito por mês nos últimos 6 meses. Isso equivale a dizer que mais de dez pacientes feridos nesses incidentes foram hospitalizados por dia.

Dois terços desses pacientes eram motociclistas, segundo a pesquisa. Ao receber alta, 56,7% deles passaram a conviver com poucas sequelas, e 33,9% sofreram sequelas permanentes.

Em 82% dos casos, essas vítimas passaram a relatar quadros de dor crônica. Sequelas mais graves, entretanto, também são frequentes:

  • 69,5% ficam com deformidades;
  • 67,4% permanecem com déficit motor;
  • 35,8% passam por amputações.

O estudo foi apresentado em um fórum sobre o tema promovido pela SBOT na Câmara dos Deputados na quinta-feira (17), como parte da campanha Na moto, na moral, que busca reduzir a mortalidade de motociclistas no trânsito.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Saúde

Especialistas alertam para importância da integração entre odontologia e cardiologia

Trânsito

Os trabalhos para a reconstrução da nova ponte sobre o Arroio Grande, na RSC-287, tiveram início nesta semana. A Rota de Santa Maria está...

Saúde

Barato, sem patente e de fácil acesso, substância já foi usada contra epidemias e hoje volta a ser estudada como aliada em doenças crônicas.

Trânsito

Graças a essas iniciativas, alguns locais de maior risco já registram redução no número de acidentes e a comunidade tem participado cada vez mais...

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile