Saúde

Conheça as doenças oculares mais comuns

Foto: Divulgação

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de um bilhão de pessoas vive com algum tipo de deficiência visual no mundo. As principais são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética e erros refratários, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Visando amenizar as dúvidas sobre essas doenças, a Dra. Samantha de Albuquerque, oftalmologista e consultora da HOYA Vision Care, empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, explica sobre elas abaixo.

Catarata: Mais comum na população idosa, caracteriza-se pela visão embaçada, como se o olho tivesse adquirido um vidro opaco. Além disso, é responsável por 47% dos casos de cegueira no mundo, desenvolvendo-se devagar. O diagnóstico é clínico e o tratamento se baseia na cirurgia, basicamente, dependendo da idade do paciente.

Glaucoma: Quando a visão do nervo óptico é lesionada por pressão intraocular, se origina o glaucoma. Existem dois tipos de glaucoma: o de ângulo aberto, que não provoca sintomas e ocasiona a perda de visão lentamente; e o de ângulo fechado, que é uma emergência rara, mas apresenta dor ocular, náuseas e distúrbios visuais. Também é necessário um diagnóstico médico, e apesar de ter tratamento, não tem cura.

Retinopatia diabética: É uma complicação do diabetes que atinge a retina dos pacientes. Quando a glicemia dessas pessoas não é controlada, se torna um fator de risco para o desenvolvimento da doença. Os primeiros sintomas incluem borrões, pontos pretos e dificuldade de distinguir cores. Após o diagnóstico médico, é possível tratar casos leves com o controle da diabetes, mas em casos mais graves, pode ser necessária a cirurgia.

Erros refratários: Eles acontecem quando o feixe de luz de um ambiente externo atravessa o globo ocular e são desviados, chegando desfocados até a retina. Os mais comuns são:

Miopia: É caracterizada pela possibilidade de ver objetos de perto, mas desfocados quando estão longe;

Hipermetropia: É o contrário da miopia, quando a pessoa vê objetos desfocados quando perto, mas em foco quando longe;

Astigmatismo: Esse erro de refração consiste na dificuldade de ver objetos, seja de longe quanto de perto, causado por uma curvatura da córnea ou do cristalino.

Todos os tratamentos para erros refratários devem ser feitos com o auxílio de um médico oftalmologista e geralmente é necessário uso de óculos ou lentes de contato.

“Não esqueça, a qualquer sintoma ocular que não passe e que cause desconforto, o ideal é procurar auxílio. Quanto antes for realizado o diagnóstico, melhores são as chances de um tratamento mais eficaz”, finaliza a Dra. Samantha.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Educação

Cometer deslizes simples no exame pode custar caro aos estudantes; professores apontam falhas mais frequentes e oferecem dicas valiosas para evitá-las

Agenda

O evento vai acontecer no CTG Os Tropeiros, no dia 20 de outubro

Saúde

Há poucos dias, a Câmara Municipal de Vereadores de Santiago doou uma Chevrolet Spin para a Secretaria de Saúde, reforçando a frota de veículos...

Tecnologia

Implantação do sistema colocará a Prefeitura do município entre as mais avançadas em gestões digitais do Brasil

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile