Neste domingo (8) será o dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição – padroeira de Santiago.
Nessa semana o monumento a ela dedicado no centro da Praça Moises Viana, passou por obras.
Considerando as comemorações do Dia da Padroeira, em 8 de dezembro, a Prefeitura de Santiago, por meio da Secretaria de Obras, determinou a revitalização desse símbolo do município, sendo feita toda uma limpeza e depois a pintura, com tinta anti-pichação.
Inaugurado em 1956, o monumento a Nossa Senhora da Conceição, foi criado por Oracy Dornelles, a pedido do Padre Assis.
História
Nossa Senhora da Conceição, santa da Igreja Católica, tem sua festa litúrgica celebrada em 8 de dezembro, data que marca feriado em diversas cidades brasileiras, como Campinas (SP), Teresina (PI), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), entre outras.
A celebração possui um significado especial para os falantes de língua portuguesa, já que a santa é a padroeira de Portugal e de toda a lusofonia. Além disso, Nossa Senhora da Conceição também é reconhecida como padroeira dos Estados Unidos.
No Brasil, a devoção a Nossa Senhora da Conceição tem uma ligação estreita com Nossa Senhora Aparecida, pois a imagem da futura padroeira do Brasil é, na realidade, uma representação de Nossa uma representação de Nossa Senhora da Conceição. Essa conexão explica a importância da data no país.
As Nossas Senhoras e a Imaculada Conceição
A compreensão do papel de “Nossa Senhora” na Igreja Católica é essencial para entender Nossa Senhora da Conceição. Todos os títulos como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Aparecida referem-se a manifestações específicas da Virgem Maria.
Nossa Senhora da Conceição, inserida nesse contexto, está relacionada ao conceito de Imaculada Conceição.
A devoção a Nossa Senhora da Conceição remonta ao século XV, enquanto o dogma da Imaculada Conceição foi estabelecido em 1854 pelo papa Pio IX. Este dogma afirma que Maria foi preservada do pecado original, sendo concebida sem mancha.
O título “Nossa Senhora da Conceição refere-se a Maria preservada da mancha do pecado original desde a sua concepção.
A festa em honra a Nossa Senhora da Conceição tem raízes antigas, sendo oficialmente celebrada pela Igreja Católica desde 1477, por ordem do papa Sisto.