A Igreja Assembleia de Deus comemorou 90 anos de existência em Santiago; 100 anos no RS e 114 no Brasil. Conforme o pastor João Pinto, inicialmente pertencia a Alegrete. Foram os evangélicos daquela cidade que trouxeram a assembleia para Santiago. Nos 90 anos de existência, 47 anos foram administrados pelo então pastor Almarino Melo da Costa.
Em Santiago a Assembleia de Deus foi fundada em 1º de março de 1934, pelo pastor João Rodrigues da Silva.
O campus de Santiago abrange as cidades de Mata, São Vicente do Sul, Nova Esperança do Sul e Capão do Cipó, com várias congregações pelo interior e área urbana. Mais de 40 capelas pertencem a matriz de Santiago.
Cada uma delas tem dois obreiros que atendem, junto com pastores auxiliares, evangelistas, presbíteros e diáconos. O trabalho obedece a uma escala para dirigir os cultos./ João lembra que o crescimento da assembleia de Deus deu-se através de homens leigos que preparavam o Evangelho, na maioria das vezes sem templo, em baixo de árvores e praças públicas.
No ano do centenário no RS, nos dias 20 e 21 de setembro, na cidade de Novo Hamburgo haverá encontro com pastores de todo o RS com caravanas gaúchas e de outros estados brasileiros. O evento será no espaço SENAC de Novo Hamburgo.