Nesta segunda -feira (26), depois de vários meses de espera, foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de reconstrução da Estrada do Perau. O prazo para conclusão e liberação do trecho é de seis meses.
Os primeiros passos incluem a limpeza do terreno e finalização do projeto – fase que deve durar de duas a três semanas. Depois, será executado o trabalho na encosta e na via. O projeto prevê a reconstrução de um trecho de aproximadamente 60 metros de extensão e 7 metros de largura, que permanece totalmente interditado desde os deslizamentos provocados pelas fortes chuvas de maio de 2024. Também serão removidas árvores, solo e pedras que oferecem risco de deslizamentos, fazendo em seguida as estruturas de reforço e contenção das encostas. A obra será executada pela empresa FG Fundações e Geotecnia Ltda, de São Paulo, vencedora da licitação no modelo semi-integrado, no qual a contratada é responsável tanto pela elaboração dos projetos quanto pela execução dos serviços. A empresa é a mesma que atua nas obras de contenção de encostas na BR-158, em Itaara. O investimento é de R$ 20,7 milhões, vindos do governo federal.
BLOQUEIO
A Estrada do Perau está totalmente bloqueada há mais de um ano, desde as chuvas intensas de maio de 2024, que provocaram grandes deslizamentos, comprometeram o paredão rochoso e destruíram a pista. O bloqueio interrompeu a ligação direta entre Santa Maria e Itaara, afetando o deslocamento diário da população e o escoamento da produção agrícola.
Fonte das informações Diário de Santa Maria
