A Câmara Brasileira do Livro abriu as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, nesta quinta-feira (29), com prazo final até 19 de março.
Podem concorrer ao prêmio obras em língua portuguesa, publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025.
Para a seleção, serão consideradas obras individuais, coletâneas, dicionários ou enciclopédias, obras didáticas e de divulgação científica. As obras devem ter ISBN e Ficha Catalográfica emitidos no Brasil, atendendo às exigências legais.
“O Prêmio Jabuti Acadêmico traz contribuições relevantes nos aspectos científico, social, político e cultural do Brasil, ao divulgar autores e editores que se dedicam à produção acadêmica. Reconhecê-los significa incentivar a pesquisa e a ciência como pilares para o desenvolvimento do nosso país”, disse Sevani Matos, presidente da CBL.
Autores brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência permanente no Brasil podem concorrer ao prêmio. Uma novidade na edição deste ano é que autores estrangeiros não residentes no país serão admitidos exclusivamente em coletâneas.
Os autores premiados receberão a estatueta em cerimônia especial, além de um prêmio de R$5 mil. As editoras das obras premiadas receberão uma estatueta do Jabuti.
As informações sobre os semifinalistas e finalistas, além da data e o local de realização da cerimônia de entrega da premiação serão divulgadas durante o ano.
EBC
