Internacional

Trump é eleito presidente dos EUA

Ex-presidente retornará à Casa Branca após eleição mais disputada das últimas décadas, apesar de seu flerte cada vez mais aberto com o extremismo

Trump faz discurso para declarar vitória e diz que novo governo será 'a era de ouro da América. Foto: Reprodução

O republicano Donald Trump venceu as eleições nos Estados Unidos após superar a democrata Kamala Harris em Wisconsin, com projeções da rede americana CNN e da agência Associated Press confirmando o resultado na manhã desta quarta-feira. Segundo presidente a vencer eleições não consecutivas na História dos EUA, ele já havia reivindicado a vitória ao conquistar a Pensilvânia, estado visto como decisivo na disputa pela Casa Branca.

Antes mesmo de alcançar os 270 delegados necessários para ser declarado o vencedor, Trump discursou na Flórida e prometeu “curar o país” em seu primeiro discurso após uma série de resultados positivos em estados-chave, que praticamente selaram seu retorno à Casa Branca após quatro anos. O republicano agradeceu ao povo americano “pela extraordinária honra de ter sido eleito o seu 47º presidente e o seu 45º presidente”, referindo-se ao seu primeiro e virtual segundo mandatos. Falando aos apoiadores, ele também declarou que “este será para sempre lembrado como o dia em que o povo americano recuperou o controle de seu país”.

Ainda durante a madrugada nos EUA (por volta das 5h no horário de Brasília), Trump já era projetado vencedor em três dos sete estados-pêndulo (Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte). A vitória foi selada com a confirmação de vitória no Wisconsin, um estado em que se esperava uma vitória democrata.

— Vou lutar por vocês, pela sua família e pelo seu futuro todos os dias. Estarei lutando por vocês com cada respiração do meu corpo. Não descansarei até que tenhamos proporcionado a América forte, segura e próspera que os nossos filhos merecem e que vocês merecem. Esta será verdadeiramente a era de ouro da América — disse aos apoiadores.

Trump também usou parte de seu discurso para tecer muitos elogios ao bilionário Elon Musk, seu ferrenho apoiador, a quem teria prometido um cargo no governo caso fosse eleito novamente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Brasileirão

O uruguaio assinou por empréstimo de um ano com o Colorado.

Internacional

Presidente norte-americano divulgou decisão nas suas redes sociais neste domingo

Internacional

Falha afetou funcionamento de aeroportos de diversos países

Internacional

Ex-presidente diz que foi 'atingido por uma bala que perfurou sua orelha direita'

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile