O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou-se com o Papa Leão XIV nesta segunda-feira (13) no Vaticano. O encontro ocorreu após Lula desembarcar em Roma no domingo (12) para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Esta é a quarta vez que Lula se reúne com um papa, tendo sido recebido anteriormente por João Paulo II, Bento XVI e Francisco em diferentes fases de sua carreira política.
Em uma publicação na rede social X, o presidente detalhou os temas centrais do encontro, que incluíram a fome global e a importância da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Lula destacou os avanços do Brasil: “Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.”
Convite para a COP30 e futura visita ao Brasil
Um dos pontos centrais da conversa foi o convite feito por Lula para que o pontífice participe da COP30 (Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática), que será realizada em novembro, em Belém, no Pará.