Internacional

Apagão virtual afeta voos e telecomunicações ao redor do planeta

Falha afetou funcionamento de aeroportos de diversos países

Falha afetou funcionamento de aeroportos de diversos países

Uma grande falha nos sistemas de TI afetou várias atividades nesta sexta-feira (19) ao redor do planeta, incluindo as operações de companhias aéreas internacionais, empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações.

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã devido a “problemas de comunicação”, informou a Administração Federal de Aviação (FAA).

Problemas similares afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, assim como todos os aeroportos na Espanha, anunciaram os administradores dos terminais aeroportuários destes países.

Na Suíça, o aeroporto de Zurique, o maior do país, também suspendeu os pousos até nova ordem. Os aeroportos de Pequim não foram afetados, segundo a imprensa estatal chinesa. Além de companhias aéreas e dos aeroportos, o apagão cibernético também afetou hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico.

A programação do canal britânico Sky News foi interrompida. Na Austrália, o canal nacional ABC anunciou que seus sistemas foram afetados por uma falha “grave”. Segundo a agência francesa de segurança cibernética, ANSSI, “não há evidência que sugira que esta interrupção foi provocada por um ciberataque”.

A empresa australiana de telecomunicações Telstra indicou que os cortes foram provocados por “problemas globais” que afetaram o software fornecido pela Microsoft e pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

A autoridade nacional de segurança cibernética da Austrália afirmou que o “apagão em larga escala” estava relacionado com uma “plataforma de software de terceiros” e que ainda não tinha informações que sugerissem o envolvimento de hackers no incidente global.

Em um comunicado, a empresa americana Microsoft afirmou que estava adotando “medidas” para solucionar a situação. “Os nossos serviços continuam observando melhorias contínuas enquanto seguimos adotando medidas de mitigação”, escreveu a empresa na rede social X.

Não está claro se os problemas mencionados pela Microsoft estão relacionados às falhas de TI a nível global. Não foi possível obter comentários da CrowdStrike até o momento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Internacional

A Basílica de Santa Maria Maggiore, onde o papa Francisco decidiu ser enterrado, é uma imponente igreja do século V localizada no centro de...

Internacional

Francisco atualizou as regras do próprio funeral em 2024, optando por um ritual mais simples e com mudanças simbólicas importantes

Internacional

Com a morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira, aos 88 anos, a Igreja Católica entra em período de Sé Vacante. Agora, caberá ao camerlengo,...

Internacional

Em meio a expectativas gerais no mundo, o presidente eleito Donald Trump assume hoje (20) a presidência dos Estados Unidos pela segunda vez. Ele toma posse em...

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile