A RGE está implementando uma nova etapa do Projeto Arborização Mais Segura, em Santiago. Desde 2021, mais de 1360 unidades de árvores foram plantadas e outras 300 mudas foram doadas para o município, a fim de preparar os ambientes para a supressão dos vegetais que estão em contato com a rede elétrica. Além da segurança da própria distribuição de energia, a iniciativa também representa um cuidado com a segurança da população, uma vez que as unidades que serão retiradas não estão em condições adequadas àquele espaço.
O Consultor de Negócios da RGE, José Pedro Ortiz Santiago salienta que as ações preveem o plantio de árvores que não estarão em conflito com a rede elétrica, diminuindo ocorrências de desarme por causa vegetal.
A RGE disponibiliza um catálogo de mudas para que as próprias prefeituras escolham as espécies mais adequadas. A distribuidora faz o levantamento das árvores que apresentam maior nível de criticidade para interferência e os exemplares são substituídos, com a devida autorização da prefeitura.
As equipes da RGE ficam responsáveis pela supressão da árvore, remoção das raízes e conserto da calçada. Além de manter o projeto, a RGE faz, ainda, um alerta à população, para que busque se informar sobre o porte das árvores e a possibilidade de interferência nas questões urbanas, antes de fazer plantios por conta própria.