Como parte de um projeto da Corsan-Aegea, os presidentes de bairros de Santiago terão caminho de comunicação encurtado através do número de um celular local para onde serão encaminhadas as demandas dos bairros. Para o superintendente regional Maximiliano Alves de Moraes a partir de agora os lideres de bairros terão um canal de comunicação direto com a Corsan para agilização do processo. Esta comunicação será restrita às associações de bairros para questões como: falta de água e escavação perigosa. Situações como estas serão alertadas por uma “bandeirinha vermelha” no sistema de distribuição, que representa uma situação que atinge muitas pessoas e não uma única demanda. Vazamentos, por exemplo , seguem sendo comunicados pelos canais de relacionamento da Corsan: CALL CENTER 24 HORAS 0800 646 6444, WHATSAPP CORSAN, pelo número 51 9704-6644 e pelo APP.
Moraes aproveitou para falar sobre a perfuração já iniciada no dia 12, junto à Estação de Tratamento de um novo poço artesiano de grande vasão a exemplo do perfurado na barragem.
Se não for possível fazer a desativação total da estação de tratamento, a partir desta perfuração, um terceiro poço será perfurado para garantir o abastecimento exclusivamente de água subterrânea, saindo das situações de estiagem, redução de produto químico utilizado no tratamento e remoção de lodo, por exemplo.
O processo segundo Maximiliano Moraes é simplificado e moderno visando, em longo prazo, diminuir a parte operacional e melhorar a qualidade da água distribuída no município de Santiago.