Polícia

Operação Sórdida Pecúnia mira organização criminosa atuante em lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas

Mais de 100 policiais civis cumpriram 29 mandados de busca e apreensão nas cidades de Itaqui, São Borja, Uruguaiana, Santiago, Canoas e Pelotas

Foto: PC/Divulgação

Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Itaqui, deflagrou a Operação Sórdida Pecúnia. A operação tem por objetivo desarticular uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais oriundos do tráfico de drogas.

Mais de 100 policiais civis cumpriram 29 mandados de busca e apreensão nas cidades de Itaqui, São Borja, Uruguaiana, Santiago, Canoas e Pelotas. A ação resultou na apreensão de veículos.

Segundo o Delegado Rodrigo Bobrzyk, titular da DP de Itaqui, durante as investigações foi apurado que o grupo criminoso movimentou mais de oito milhões de reais. Para movimentar esses valores, os investigados usavam de “laranjas”, alguns deles recebiam benefícios assistenciais do governo e mesmo assim movimentaram quantias vultosas em suas contas bancárias: “Um dos investigados, titular de um benefício assistencial, movimentou um milhão de reais em suas contas bancárias”, relatou o Delegado.

Também foi identificado o uso de empresas para justificar a movimentação dos valores ilícitos oriundos do tráfico de drogas. A operação de hoje é um desdobramento da Operação Grande Família, deflagrada em setembro deste ano, na qual foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão.

A operação recebeu o nome de uma expressão em latim, que significa “dinheiro sujo”, exatamente o dinheiro oriundo do tráfico de drogas: “Dinheiro manchado pelo sangue de pessoas inocentes que o tráfico mata todos os dias. Dinheiro sujo pelo sangue das famílias dilaceradas pelo vício”, esclareceu o Delegado Bobrzyk.

A ação contou com o apoio das Delegacias de Polícia Regional de Santiago, Alegrete, Pelotas e Canoas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Polícia

Nesta quarta-feira (28), um técnico em contabilidade foi detido por suspeita de gerenciar valores da facção Os Manos, através de 175 empresas de fachada,...

Polícia

Igor Farias Ramos estava caído dentro da casa em que morava

Polícia

A Brigada Militar (BM) foi acionada após uma ligação que relatava que um homem estaria realizando manobras perigosas e utilizando som alto na localidade da...

Polícia

Trata -se da pirâmide financeira com o registro na delegacia de pronto atendimento de, até o momento de oito casos

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile