Um problema comum — o descarte de vidros — encontrou uma solução inovadora em Santiago com a criação Ecoponto do Vidro, caracterizado por um contêiner verde. Lançada há sete meses, a iniciativa teve grande aceitação da população. O Ecoponto é itinerante, passando por todos os bairros e pontos estratégicos do município, em parceria com bares, postos de combustíveis e conveniências. Esse contêiner itinerante, que circula por vários pontos da cidade como praças e associações, serve como ponto de coleta para diversos tipos de vidro, incluindo temperados, laminados, parabrisas, garrafas e vidros de conserva.
Até agora, quase 80 toneladas de vidro foram recolhidas e enviadas para São Paulo, onde são recicladas e transformadas em matéria-prima para indústrias.
O programa de recolhimento de vidros também beneficia a Associação de Recicladores. A cada 30 toneladas de vidro coletadas, a Associação recebe R$ 3 mil, gerando economia para o município, que deixa de gastar com o transporte desses materiais ao aterro.