Nesta quinta-feira (5), às 8h30min serão comemorados os cinco anos do Pila Verde durante evento no Centro Empresarial de Santiago. Junto com o Pila Azul, contribui, significativamente para a promoção da sustentabilidade. O Pila Verde projetou Santiago para o Brasil inteiro em muitas palestras, premiações, atividades e visitas, tornando-se referência.
A Secretaria de Meio Ambiente quer mostrar a importância destes programas para a cidade. E ainda nesta quinta, o prefeito Marcelo Gorski de Matos irá apresentar o Pila Verde durante evento em Gramado.
O Pila Verde trás a agricultura familiar como centro de suas ações, valorizando resíduos orgânicos e gerando economia. Este resíduo é de difícil separação e gerência. Gera economia circular, resulta em sustentabilidade e referência social, entre outras questões.
O resíduo orgânico é transformado em adubo no pátio de compostagem da usina. A cada cinco quilos de lixo orgânico entregues os moradores receberão uma cédula de ‘1 pila’, que terá valor equivalente ao de R$ 1 real.
O valor poderá ser usado nas Feiras do Produtor com feirantes cadastrados ao projeto. A produção mensal de resíduos orgânicos fica em torno de 10 toneladas.